Usos Comuns
Clicar um botão automaticamente
Quando o diálogo que contém o botão for exibido, aponte o cursor do mouse para o botão e pressione a tecla de atalho do ClickOff no seu teclado (padrão: Ctrl+Alt+D). Você também pode usar este procedimento também para caixas de seleção e botões de rádio.
Fechar uma janela automaticamente
Quando a janela ou diálogo for exibida, aponte o cursor do mouse para sua barra de título e pressione a tecla de atalho do ClickOff no seu teclado (padrão: Ctrl+Alt+D).
Digitar um texto automaticamente
Com o campo de digitação visível em sua tela, dê um duplo-clique do mouse no ícone do ClickOff (na bandeja do sistema) para abrir sua lista de eventos. Em seguida, aponte o cursor do mouse para o campo de entrada e pressione a tecla de atalho do ClickOff no seu teclado (padrão: Ctrl+Alt+D). Dê um duplo-clique do mouse no evento recém criado (estará no final da lista) e informe o texto a ser digitado no campo Digitar:.
Eu enfaticamente desencorajo o uso desta função para a digitação de senhas, já que os textos são salvos sem qualquer proteção (i.e. criptografia) nas listas de eventos do ClickOff!
Problemas
Um botão não é clicado/um texto não é digitado
Causas prováveis:
- O botão/campo de texto não é um recurso padronizado das bibliotecas do Windows
Solução: A partir da versão 1.83 o ClickOff pode atuar também com esses botões. Ele consegue isso simplesmente clicando em uma coordenada absoluta da janela ou diálogo. Por favor, tenha cuidado! ClickOff vai clicar na posição indicada em qualquer janela/diálogo que tenha o mesmo título! Isto pode causar efeitos indesejáveis.
- O botão está sombreado por uma borda. O ClickOff vai detectar a borda ao invés do botão e a borda não pode ser clicada.
Solução: Informe o texto (descrição) do botão, manualmente, nos locais apropriados. Favor tomar cuidado com letras sublinhadas que são criadas pela precedência do caracter "&". Assim, se o texto do botão é Cancelar você deverá informar C&ancelar, literalmente.
FAQ
- Q: O ClickOff funciona com Windows Vista/Windows 7?
A: Eu tenho relatos de ambos: ele funciona ou não. Eu não tenho meios de saber; a última versão do Windows que eu tenho é a XP, num netbook. Todas as outras máquinas rodam Linux. Vá em frente e tente, ele não vai quebrar nada.
N.T. Problemas de uso nos Windows Vista e 7 podem estar relacionados ao local onde os arquivos de serviço do ClickOff foram instalados. Assim, arquivos de lista de eventos (e.g. clickoff.lst), de configuração (e.g. clickoff.cfg) e de registro (e.g. clickoff.log) devem ser salvos para pastas nas quais o Windows permita acesso de gravação e leitura irrestritas.
- Q: Para onde foi o assistente?
A: Ele foi abandonado em favor do método de tecla de atalho. Usuários reclamavam do excesso de cliques e digitação para se adicionar um novo botão, então eu optei por algo mais simples.
- Q: Dentre as propriedades no painel das "Opções Avançadas", existia um botão "Detectar texto". Para onde ele foi e como eu faço para detectar texto sem ele?
A: Também ele ficou redundante pela tecla de atalho. Agora, para (re)detectar um texto, basta apontá-lo com o cursor do mouse, pressionar a tecla de atalho e só!
- Q: Para onde foi o arquivo da lista de eventos?
A: Você é que determina isto quando instala o ClickOff. Ou ele vai para sua pasta pessoal de dados de aplicativos (padrão: c:\documents and settings\(myusername)\dados de aplicativos\clickoff) ou para a geral (padrão: c:\documents and settings\All Users\dados de aplicativos\clickoff). Se não estiver em nenhuma dessas, ClickOff também vai procurar no seu diretório de partida (padrão: c:\arquivos de programas\clickoff)
- Q: ClickOff falha/não inicia!
A: O mais comum é a existência de erros na lista de eventos ou no arquivo de configuração. Apesar de ter cercado a maioria dos erros possíveis, é provável que alguma situação absurda tenha escapado. Assim, se você for me comunicar, anexe a lista de eventos e o arquivo de configuração (veja acima onde encontrá-los) em uso para inspeção. Por favor, não mande os relatórios crash dumps gerados pelo Windows, já que não me servem.